Blog

13
Janeiro
2021

Entenda os 100% de eficácia da CoronaVac

50,38%, 78%, 100%: o que significa cada percentual da CoronaVac?

Entenda os 100% de eficácia da CoronaVac

O Governo de SP está fazendo a maior confusão quando divulga a eficácia da vacina. Isso vai gerar um alto custo no entendimento e conscientização sobre a vacinação.

Vamos tentar entender esses percentuais é pensando que ao receber a imunização podemos até adoecer, mas não com uma doença grave, não vamos internar, não vamos para a UTI nem precisar de oxigênio. É isso que a gente necessita agora. Em termos de saúde pública, isso é importante para aliviar a pressão no sistema de saúde.

Categorias: Blog

11
Dezembro
2020

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia de Covid-19

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia de Covid-19

O Ministério da Educação (MEC) homologou a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que afirma que as escolas públicas e particulares do país podem oferecer ensino remoto enquanto durar a pandemia de Covid-19. O documento foi motivo de intenso debate e aguardava aprovação desde outubro. Após uma longa negociação com o ministro Milton Ribeiro, o CNE tirou a data "31 de dezembro de 2021" do texto.

Categorias: Blog

28
Outubro
2020

Revolta da vacina 2.0

Bolsonaro pressiona e Ministério da Saúde recua na compra de 46 milhões de doses da CoronaVac.

Revolta da vacina 2.0

A Charge da revista O Malho, de 29 de outubro de 1904, desenhada por Leonidas Freire (1882 - 1943) ilustra bem o momento atual. ela retrata episódio que entrou para a história como Revolta da Vacina, quando a imunização contra a varíola ganhou ares de guerra no Rio de janeiro, então capital do país. Mais de um século depois, a batalha agora é entre governo federal e estados, pela vacina contra a covid-19.

Categorias: Blog

25
Setembro
2020

Colégios de Aplicação

Você sabe como funcionam?

Colégios de Aplicação

Um colégio de aplicação é um tipo de escola, uma instituição de ensino fundamental e/ou médio, mantido e gerido por uma instituição de ensino superior e dedicado a aplicar as práticas pedagógicas desenvolvidas por ela. Por ser ligado a uma universidade, um colégio de aplicação serve de campo de experimentação para inovações em didática e gestão escolar. Sua função social é integrar a teoria e a prática pedagógicas na formação de alunos e professores.

Categorias: Blog

23
Setembro
2020

Enem Digital 2020

Provas digitais do Enem serão aplicadas pela primeira vez na edição 2020. Cerca de 100 mil participantes em todo o país devem ser atendidos.

Enem Digital 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou como uma das novidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2020 a aplicação de provas digitais. 

A princípio, as provas digitais atenderiam cerca de 50 mil estudantes em 15 capitais. Porém, após a publicação do edital do Enem Digital 2020, no dia 31 de março de 2020, foram aplicadas algumas mudanças para que a prova pudesse atender um número maior de participantes. Confira todas as informações sobre o Enem Digital 2020.

Categorias: Blog

22
Setembro
2020

Mas, por quê?

Mas, por quê?

Sempre que as pessoas tomam conhecimento de um suicídio, a primeira pergunta que fazem é “Por quê?” e procuram saber sobre os fatos que antecederam ao ato e que, supostamente, foram causadores da pessoa não aguentar mais viver. As estatísticas são alarmantes: o suicídio é uma das 10 maiores causas de morte no mundo; no Brasil, anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios. No mundo, esses dados chegam a um milhão; 32 pessoas se matam diariamente; no Pará, os dados registrados em Altamira são cruéis, nos quatro primeiros meses do ano o número de suicídios é quase o triplo da média no Brasil.

Categorias: Blog

20
Setembro
2020

PGR abre debate sobre o futuro da Lava Jato

EXPECTATIVA

PGR abre debate sobre o futuro  da Lava Jato

A prorrogação da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba apenas até janeiro de 2021 levanta dúvidas sobre qual modelo para grandes investigações a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve adotar no ano que vem, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Até dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) deve decidir se será criada a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), divisão que substituiria o modelo que consagrou a operação e concentraria poderes na PGR. Outra possibilidade é levar o modelo de Grupos de Atuação Especial (Gaecos) a outros Estados.

Categorias: Blog

19
Setembro
2020

O falso dilema da obrigatoriedade das vacinas

A vacinação não é um tratamento individual. Só funciona aplicada de forma maciça. Logo, não há problema algum em torná-la compulsória caso seja necessário.

O falso dilema da obrigatoriedade das vacinas

Preciso prefaciar dizendo que a necessidade de este artigo existir, por si só, é uma derrota. Não minha. Não sua. Mas de todos nós. Da ciência. Da humanidade. O fato de que hoje, passadas duas décadas do século 21, estamos sob risco de perder as maiores conquistas civilizatórias da história por comportamentos irresponsáveis e obscurantistas nos faz repensar a ideia confortável – mas falsa – de que estamos destinados ao progresso contínuo.

É possível andar para trás. Já aconteceu antes. Pode ocorrer de novo. Estou falando dos perigos representados pelo abandono – tanto no plano individual como no das políticas públicas – da medicina baseada em evidências. Em particular, falo da falsa polêmica sobre vacinas.

Categorias: Blog

19
Setembro
2020

O medo de Fazer

Vs o que deve ser Feito

O medo de Fazer

Nunca houve tantos motivos para sentir medo. E isso está nos afetando. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, 20,8% das pessoas têm transtorno de ansiedade, ou seja, passam o tempo inteiro com medo de alguma coisa (pois a ansiedade nada mais é do que medo antecipado, de algo que pode ou não ocorrer). É dez vezes mais do que na década de 1980. Mesmo que você não seja uma delas, certamente já se sentiu incomodado por algum tipo de medo. Ele se tornou o maior problema psicológico do nosso tempo – e virou parte do dia a dia de todo mundo.

Categorias: Blog

18
Setembro
2020

Como a pandemia está ressignificando a avaliação nas escolas

O Signo da Avaliação é o Resultado?

Como a pandemia está ressignificando a avaliação nas escolas
Dentre as inúmeras mudanças sociais que surgiram por conta do distanciamento de prevenção a COVID-19, estão os novos horizontes na educação, e consequentemente as mudanças nos métodos e objetivos das avaliações escolares. Como avaliar o aprendizado de um aluno sem estar frente a frente com ele? À que deve servir uma avaliação nesse contexto?

Primeiramente, é o momento de escolas e redes de ensino refletirem sobre o uso da avaliação como mecanismo de reprovação, sobretudo com a pandemia ainda não controlada. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Nova Iorque decidiu que seus alunos não repetirão de ano e a sistemática de notas está dividida em três classificações: "atende aos parâmetros", "precisa melhorar" e "curso em andamento". Alunos identificados nas duas últimas situações passarão por reforço escolar. Já na Itália, a nota final levará em consideração a trajetória escolar do aluno, não apenas o resultado das avaliações deste ano.

Categorias: Blog

17
Setembro
2020

Como avaliar em tempos de pandemia?

Neste ano atípico, é fundamental concentrar energia no cumprimento dos objetivos pedagógicos de 2020 e na assistência para superar lacunas de aprendizagem

Como avaliar em tempos de pandemia?

Texto escrito por Alessandra Gotti e Ivan Siqueira

Há aproximadamente três meses as escolas brasileiras estão fechadas. Na impossibilidade de aulas presenciais, o esforço e a criatividade de professores e redes de ensino têm sido a tônica recorrente para manter o fundamental vínculo dos estudantes com o ambiente escolar mesmo a distância.

Sem saber ao certo quando as escolas reabrirão e quando surgirá uma vacina para prevenir a contaminação pela covid-19, que pode exigir novos fechamentos como ocorreu na França, os sistemas de ensino estão nesse momento estruturando os planos de retomada das aulas presenciais. Esse planejamento é absolutamente necessário em virtude das medidas e adaptações, que não são poucas e nem fáceis: retorno gradual e progressivo, protocolos rígidos de higienização e segurança sanitária, mudanças no transporte e alimentação escolar. Isso sem contar o necessário suporte emocional à comunidade escolar após o longo período de isolamento social e as medidas pedagógicas de avaliação diagnóstica, reposição e recuperação de conteúdos pedagógicos.

Categorias: Blog

Av José Antonio Siqueira 0111, Julião Ramos, Macapá - AP, CEP 68908- 194
Ato de criação Decreto n° 4302/2005-GEA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO (Cógico INEP: 16002431)