Blog

Categoria de Artigos

19
Setembro
2020

O medo de Fazer

Vs o que deve ser Feito

O medo de Fazer

Nunca houve tantos motivos para sentir medo. E isso está nos afetando. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, 20,8% das pessoas têm transtorno de ansiedade, ou seja, passam o tempo inteiro com medo de alguma coisa (pois a ansiedade nada mais é do que medo antecipado, de algo que pode ou não ocorrer). É dez vezes mais do que na década de 1980. Mesmo que você não seja uma delas, certamente já se sentiu incomodado por algum tipo de medo. Ele se tornou o maior problema psicológico do nosso tempo – e virou parte do dia a dia de todo mundo.

Categorias: Blog

18
Setembro
2020

Como a pandemia está ressignificando a avaliação nas escolas

O Signo da Avaliação é o Resultado?

Como a pandemia está ressignificando a avaliação nas escolas
Dentre as inúmeras mudanças sociais que surgiram por conta do distanciamento de prevenção a COVID-19, estão os novos horizontes na educação, e consequentemente as mudanças nos métodos e objetivos das avaliações escolares. Como avaliar o aprendizado de um aluno sem estar frente a frente com ele? À que deve servir uma avaliação nesse contexto?

Primeiramente, é o momento de escolas e redes de ensino refletirem sobre o uso da avaliação como mecanismo de reprovação, sobretudo com a pandemia ainda não controlada. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Nova Iorque decidiu que seus alunos não repetirão de ano e a sistemática de notas está dividida em três classificações: "atende aos parâmetros", "precisa melhorar" e "curso em andamento". Alunos identificados nas duas últimas situações passarão por reforço escolar. Já na Itália, a nota final levará em consideração a trajetória escolar do aluno, não apenas o resultado das avaliações deste ano.

Categorias: Blog

17
Setembro
2020

Como avaliar em tempos de pandemia?

Neste ano atípico, é fundamental concentrar energia no cumprimento dos objetivos pedagógicos de 2020 e na assistência para superar lacunas de aprendizagem

Como avaliar em tempos de pandemia?

Texto escrito por Alessandra Gotti e Ivan Siqueira

Há aproximadamente três meses as escolas brasileiras estão fechadas. Na impossibilidade de aulas presenciais, o esforço e a criatividade de professores e redes de ensino têm sido a tônica recorrente para manter o fundamental vínculo dos estudantes com o ambiente escolar mesmo a distância.

Sem saber ao certo quando as escolas reabrirão e quando surgirá uma vacina para prevenir a contaminação pela covid-19, que pode exigir novos fechamentos como ocorreu na França, os sistemas de ensino estão nesse momento estruturando os planos de retomada das aulas presenciais. Esse planejamento é absolutamente necessário em virtude das medidas e adaptações, que não são poucas e nem fáceis: retorno gradual e progressivo, protocolos rígidos de higienização e segurança sanitária, mudanças no transporte e alimentação escolar. Isso sem contar o necessário suporte emocional à comunidade escolar após o longo período de isolamento social e as medidas pedagógicas de avaliação diagnóstica, reposição e recuperação de conteúdos pedagógicos.

Categorias: Blog

<<  1 2 3 [4
ESCOLA AZEVEDO COSTA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formando jovens desde 25 de Janeiro de 1955
Av José Antonio Siqueira 0111, Julião Ramos, Macapá - AP, CEP 68908- 194
Ato de criação Decreto n° 4302/2005-GEA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO (Código INEP: 16002431)