Blog

Categoria de Artigos

27
Agosto
2022

Brasil ultrapassa 4 mil casos de varíola dos macacos

Principal forma de transmissão da monkeypox é por meio do contato direto entre pessoas, chamado de pele a pele

Brasil ultrapassa 4 mil casos de varíola dos macacos

Mais dois casos de Monkeypox foram confirmados na Bahia nesta terça-feira (24), informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os registros são de indivíduos residentes em Salvador. Com isso, a Bahia totaliza 42 casos da doença.

Dos 42 casos confirmados no estado, 33 foram identificados em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 104 suspeitos.

Ainda de acordo com a Sesab, as notificações têm predomínio do sexo masculino (37 casos) e faixa etária variando entre dois meses e 50 anos de idade. Quanto aos sinais e sintomas apresentados, foram referidos na maioria dos casos: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas.

Categorias: Blog

28
Junho
2022

Olericultura Tropical no Amapá

Manual Técnico

Olericultura Tropical no Amapá

O aumento da população amapaense nas últimas duas décadas, não foi acompanhado de um programa de produção de alimentos capaz de atender a demanda, levando à importação destes produtos de outros estados da federação, entre eles as hortaliças. Neste processo, o frete e a intermediação, têm contribuído sobremaneira para o encarecimento dos alimentos e o baixo consumo pela população amapaense, sobretudo das hortaliças. Portanto é necessário a implementação de políticas que fortaleçam a produção sustentável de alimentos de forma a atender a esta crescente demanda.

Categorias: Blog

11
Junho
2022

A onda de demissões de quem não quer abandonar o trabalho remoto

Após a experiência bem sucedida do trabalho remoto na pandemia, muitos funcionários agora relutam em voltar aos escritórios — e a saída é a demissão; ou haverá outras?

A onda de demissões de quem não quer abandonar o trabalho remoto

Durante a pandemia, muitos trabalhadores disseram que pediriam demissão se seus empregadores os forçassem a voltar ao escritório. Em março, a Robert Half, uma empresa global de recrutamento, divulgou uma pesquisa que revelou que 50% dos trabalhadores americanos preferem se demitir do que serem forçados a voltar ao escritório em tempo integral.

No início de maio, um executivo de alto escalão pôs isso em prática: o diretor de machine learning da Apple, Ian Goodfellow, renunciou devido à política de retorno ao escritório da gigante do Vale do Silício. A empresa começou a trazer de volta trabalhadores um dia por semana a partir de 11 de abril, depois dois dias em 2 de maio, com um aumento para três dias obrigatórios a partir de 23 de maio. Goodfellow não estava de acordo com o plano — e pediu as contas. (A Apple não respondeu ao pedido de comentário da BBC; também ainda não comentou publicamente sobre a renúncia de Goodfellow.)

Talvez a saída de Goodfellow não tenha sido surpreendente — pelo menos não entre funcionários da Apple. Uma pesquisa recente com mais de 650 funcionários da Apple no site de pesquisas anônimas Blind revelou que 76% dos entrevistados estavam insatisfeitos com os planos de retorno ao escritório da empresa; 56% disseram que considerariam se demitir por causa disso.

 

Categorias: Blog

05
Junho
2022

O que é Pedagogia Quântica ou Holística?

Ou seria a velha e conhecida Pedagogia do Encantamento com um nome Coach?

O que é Pedagogia Quântica ou Holística?

Os princípios da Física Quântica podem contribuir com o equilíbrio e harmonização do espaço escolar ao despertar a consciência sobre o pensar e o sentir, ou apenas é uma viajem fantasiosa pelo metafísico sem conexão com a realidade?

O que é Pedagogia Quântica ou Holística?
Pedagogia Quântica é a área da pedagogia que busca enxergar os estudantes de maneira universal, levando em consideração não apenas para as suas capacidades escolares, mas também as suas emoções, o seu desenvolvimento social, os relacionamentos interpessoais e o seu bem-estar.

O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a "tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes".

Esta noção remete para uma forma específica de contemplar o mundo e que pode ser aplicada em várias vertentes do conhecimento, como medicina, psicologia, física, administração, ecologia, etc.

Categorias: Editorial, Blog

02
Junho
2022

Conforto pessoal e aceitação social - um problema da juventude.

Busca de aprovação e reconhecimento: uma carência do ego

Conforto pessoal e aceitação social - um problema da juventude.
Existem pessoas que vivem em uma busca frenética por aprovação ou reconhecimento, como forma de satisfação emocional e pessoal. No conceito de aprovação, muitas vezes podem albergar características de dependência emocional e de submissão, deixando os próprios desejos de lado para se sentirem aceitos, desejados ou com aprovação social.

Predomina a ênfase no sucesso financeiro, status social e sucesso profissional. Na maioria dos casos, existem medos encobertos e pensamentos como “preciso ser admirado para ser aceito”.

Na mesma via, no contexto de reconhecimento, idealizam a admiração, o poder, a fim de suprir carências em relação a si próprios, também são bastante dependentes e reféns do que outros pensam, acabam perdendo sua autovalorização e estima. Ficam mais preocupados em parecer, do que realmente ser ou ter algo, está sempre atento com a apresentação social.

Tanto na busca por aprovação ou de reconhecimento, possuem personalidades subdesenvolvidas, não inteiras e com falhas no ego. Toda autoestima se baseia nas relações com o outro. A maioria das crenças e pensamentos foram sugeridas pelos cuidadores ou pais, vivem baseados na representação social.

Categorias: Blog

20
Mai
2022

Entenda como funciona o modelo de homeschooling aprovado pela Câmara

Deputados ainda discutirão mudanças de emendas e destaques, e projeto depois segue para ser analisado pelo Senado

Entenda como funciona o modelo de homeschooling aprovado pela Câmara

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar (homeschooling). A análise dos destaques, sugestões de alteração na proposta, está prevista para esta quinta-feira (19).

Na mesma sessão, os deputados aprovaram o regime de urgência para a tramitação do projeto na Câmara. Na prática, isso evitou que o texto fosse analisado em uma comissão especial e permitiu a votação direto em plenário.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para admitir o ensino domiciliar na educação básica (pré-escola, ensino fundamental e médio). A educação domiciliar é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro. O tema estava entre as metas prioritárias para os primeiros cem dias de governo, mas ainda não foi votado.

Para Bolsonaro e apoiadores do governo, a educação domiciliar é uma forma de pais e responsáveis legais blindarem seus filhos de supostas ideologias transmitidas dentro da sala de aula. Já a ONG Todos Pela Educação classifica a medida como "equivocada".

Written by: Oton de Oliveira Categorias: Blog

17
Mai
2022

As Prováveis Causas que a Família Influência na indisciplina Escolar

LIMITES E DISCIPLINAS NA FAMILIA E NA ESCOLA

As Prováveis Causas que a Família Influência na indisciplina Escolar

A família é o sustentáculo da vida, com ela aprendemos o que é ser ético, respeitar a diferença de cada ser, os limites que nos temos, enfim é o início para convivermos em sociedade. Ela que nos enche de carinho e amor é o nosso bálsamo de segurança e conforto para enfrentar qualquer problema que venha adiante.

Quando a procedência é desestruturada, os componentes dessa trazem consigo grandes problemas na sociedade e conflitos emocionais que geram distúrbios de aprendizado entre outros que danifica a sua vida em todos os aspectos.

Atualmente as famílias, estão mais ausentes por não haver tempo, o mundo de hoje tem cobrado e exigido muito de cada indivíduo, assim os pais estão deixando as suas casas para irem de encontro ao mercado de trabalho para que possam dar mais conforto e sustentabilidade aos seus filhos. Isso contribui para que as crianças fiquem cada vez mais na companhia de outras pessoas como, babás, vizinhos, avós e em instituições responsáveis por essas atividades, creches e escolas que são integrais.

A família onde o pai, a mãe e os filhos conviviam diariamente tem se extinguido e tudo isso gera grandes conflitos, porém não são apenas os pais que são omissos que prejudica sua descendência, mas os pais que são divorciados. Estáticas revelam que vem crescendo de forma avassaladora os divórcios em nosso país, mostrando que a família tradicional composta pelo o pai, à mãe e os filhos tem sido degenerada transformando-se em mãe e filhos, ou pai e filhos, ou ainda quando se casam novamente alterando esse quadro.

Categorias: Blog

14
Mai
2022

Banco Mundial apoiará Estratégia de Recuperação da Educação no Brasil

O programa terá foco nas regiões Norte e Nordeste, as mais afetadas pela crise educacional da pandemia de COVID-19

Banco Mundial apoiará Estratégia de Recuperação da Educação no Brasil

O Grupo Banco Mundial, uma agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas, é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento e atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros, o seu pessoal altamente treinado e a sua ampla base de conhecimentos para apoiar os esforços das nações em desenvolvimento para atingir um crescimento duradouro, sustentável e equitativo. O objetivo principal é a redução da pobreza e das desigualdades.

O Banco Mundial é parceiro do Brasil há mais de 60 anos, e já apoiou o Governo brasileiro, estados e municípios em mais de 430 financiamentos. Anualmente, são realizados novos financiamentos, em áreas como gestão pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano, educação, saúde e meio ambiente.

Written by: Oton de Oliveira Categorias: Blog

14
Mai
2022

Bahia é reprovada no ensino médio desde 2013

Notas do estado no Ideb estão abaixo da meta nas seis últimas avaliações

Bahia é reprovada no ensino médio desde 2013
Se a Bahia fosse um estudante, o estado teria sido reprovado no ensino médio seis vezes seguidas, de acordo com as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade na área, que é publicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice estabelece uma média para avaliar o ensino que varia de zero a dez e apresenta metas para as unidades da federação e municípios brasileiros, de acordo com a realidade de cada um. 

Pois a última vez que a Bahia atingiu a meta foi em 2011, quando alcançou uma média 3 no Ideb. De lá para cá, o número oscilou negativamente, recuperou-se, caiu de novo até fechar em 2019 com 3,2, quando a meta era de 4,5. Um novo resultado deve ser divulgado este ano, mas o fato é que os estudantes baianos que concluíram o ensino médio em instituições públicas de ensino estaduais entre os anos de 2013 e 2019 receberam um serviço abaixo da média prevista.

Written by: Oton de Oliveira Categorias: Blog

25
Abril
2022

Desemprego e criatividade fazem surgir novos empreendedores

Sem emprego formal, amapaenses usam criatividade e investem em seus próprios negócios. Margens da BR-210 viram ponto comercial.

Desemprego e criatividade fazem surgir novos empreendedores

A falta de emprego formal tem levado muitos brasileiros a brilharem em outras atividades que eles jamais imaginaram um dia desenvolver. A necessidade de levar o sustento para casa tem servido de força motriz para o surgimento de ideias e negócios.

Foi o que aconteceu com o Cleber Bandeira Lira de, 43 anos. Ele é paraense e chegou ao Amapá trazido pelos pais quando tinha 19 anos. Estudou na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café – o antigo Colégio Comercial do Amapá (CCA). Hoje casado, pai de dois filhos, vigilante de profissão. Um dia desempregado e com a necessidade de conseguir dinheiro para sustentar a família teve uma ideia: vender salada de frutas.

Categorias: Blog

25
Abril
2022

Depressão atinge mais brasileiros do que diabete, diz estudo; conheça sinais da doença

Estudo mostrou porcentual de pessoas com depressão no País maior do que o apontado pela OMS; covid, pouca atividade física e alto consumo de álcool estão entre possíveis causas

Depressão atinge mais brasileiros do que diabete, diz estudo; conheça sinais da doença

Um porcentual cada vez maior de brasileiros sofre de depressão, e a pandemia de covid-19 pode ter contribuído para agravar o problema. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, divulgada na semana passada, em média 11,3% dos brasileiros relatam um diagnóstico médico de depressão. É um número bem acima da média apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Brasil, de 5,3%. O Vigitel é um levantamento anual sobre saúde nas capitais. E é a primeira vez que traz números da depressão.

Categorias: Blog

24
Abril
2022

Delatores da Lava Jato querem anular acordos e receber dinheiro de volta

Derrotas impostas pelo STF à operação, com soltura de réus, levam colaboradores a cogitar questionamento de tratos feitos na Justiça; decisão de Gilmar anima defesas

Delatores da Lava Jato querem anular acordos e receber dinheiro de volta

Executivos de empreiteiras, doleiros e políticos dizem reservadamente que, entre os principais motivos para pedir a anulação dos processos nos quais respondem por corrupção e lavagem de dinheiro, estão pesadas multas impostas pela Receita com base em suas confissões. Para delatores, elas extrapolam valores acertados e descumprem termos que definiam os montantes a serem devolvidos no escândalo de desvios na Petrobras.

Paira ainda a sensação entre delatores de que eles são os únicos punidos enquanto réus delatados ficam livres de punição. Esse movimento no Judiciário teve o ponto de partida em 2019, com a anulação da condenação do ex-presidente da petroleira Aldemir Bendine, e culminou na soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje pré-candidato ao Planalto, e na suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

Categorias: Blog

23
Abril
2022

Saiba mais sobre o homeschooling (ensino domiciliar)

O ensino domiciliar é uma opção à educação formal seja privada ou pública.

Saiba mais sobre o homeschooling (ensino domiciliar)

A educação domiciliar  é uma modalidade de ensino praticada por cerca de 2,5 mil famílias brasileiras e que se encontra desprovida de regulamentação nas legislação brasileira em função de legislação que obriga a matrícula em escolas públicas ou privadas e passa a ter novas regras com o Projeto de Lei Complementar 22/22 (Estados do PR, SC e DF têm leis que regulamentam educação domiciliar).

A medida autoriza estados e Distrito Federal a definir regras para a modalidade homeschooling. A permissão vale para leis estaduais que já foram sancionadas. Atualmente, os estados do Paraná e Santa Catarina, assim como o Distrito Federal, possuem leis regulamentando o ensino domiciliar.

Categorias: Blog

22
Abril
2022

O ardil

Assista cenas do julgamento que Bolsonaro utiliza no seu bombardeio ao Supremo

O ardil

Bolsonaro utilizou um voto proferido por Alexandre de Moraes em 2019 para torpedear a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal ao deputado Daniel Silveira a partir de outro voto do mesmo Moraes. "Tudo aqui tem jurisprudência do senhor Alexandre de Moraes", disse o presidente ao anunciar a edição do decreto que concedeu a Silveira o instituto da graça, uma modalidade de perdão que o presidente concede a criminosos.

Categorias: Blog

18
Abril
2022

Governo nomeia Victor Godoy como ministro da Educação

Ele assumiu o cargo após a saída de Milton Ribeiro, no fim de março, e agora foi efetivado. Godoy era secretário-executivo do ministério desde julho de 2020.

Governo nomeia Victor Godoy como ministro da Educação

O governo publicou no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18) a nomeação de Victor Godoy como ministro da Educação.

No fim de março, quando o ex-ministro Milton Ribeiro deixou a pasta, Godoy assumiu interinamente. Agora foi oficializado no comando do MEC.

Desde julho de 2020, ele vinha exercendo o cargo de secretário-executivo da pasta. É o quinto ministro da Educação em pouco mais de três anos do governo Jair Bolsonaro.

Categorias: Blog

[12 3 4  >>  
ESCOLA AZEVEDO COSTA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formando jovens desde 25 de Janeiro de 1955
Av José Antonio Siqueira 0111, Julião Ramos, Macapá - AP, CEP 68908- 194
Ato de criação Decreto n° 4302/2005-GEA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO (Código INEP: 16002431)