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Categoria de Artigos

15
Abril
2021

Voluntário dá aula para crianças entre escombros de casas demolidas  

Voluntário dá aula para crianças entre escombros de casas demolidas  

Era em meio aos escombros de casas demolidas que o jovem David Balbino Batista, 19 anos, auxiliava as crianças do Jardim Aeroporto III, em Mogi das Cruzes (SP) — mais conhecido pelos moradores como Jardim Planalto —, com aulas de reforço escolar. Há mais de um ano sem aulas presenciais por conta da pandemia os estudantes do bairro têm contado com a ajuda do professor voluntário. As mesas improvisadas com caixotes e tábuas de madeira, e as cadeiras trazidas das casas mais próximas compõem a sala de aula, que, apesar de diferente do acostumado, não interferem na vontade de aprender dos alunos. "O que começou como uma brincadeira tornou-se coisa séria", conta Batista.

Written by: Oton de Oliveira Categorias: Blog

15
Abril
2021

Em uma década, Brasil teve 2 mil mortes de crianças de até 4 anos por agressão  

A morte de Henry Borel, de 4 anos, não é um caso isolado de violência doméstica

Em uma década, Brasil teve 2 mil mortes de crianças de até 4 anos por agressão  

A morte de Henry Borel, de 4 anos, por espancamento não é um caso isolado de violência doméstica. Segundo levantamento da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), ao menos 2 mil crianças até essa idade foram mortas por agressão no Brasil, de janeiro de 2010 a agosto de 2020. Para cada caso de óbito registrado dessa forma, especialistas estimam haver outros 20 subnotificados.

Os dados de mortalidade de 2020 ainda são preliminares e não foram consolidados até o fim do ano. Mas os especialistas acreditam que o isolamento social adotado na pandemia expôs as crianças a mais violência doméstica. Em consequência, dizem, aumentaram os casos letais. O problema deve se repetir neste ano. Segundo a SBP, os autores de 80% das agressões são os pais ou responsáveis, e elas acontecem dentro de casa.

Written by: Oton de Oliveira Categorias: Blog

10
Abril
2021

Pela 1ª vez, mortes pela covid no país superam a soma de todas as outras doenças  

Os dados se referem à semana entre 28 de março e 3 de abril.

Pela 1ª vez, mortes pela covid no país superam a soma de todas as outras doenças  

Os números são dos cartórios de registro civil e têm como base a causa da morte informada nos registros de óbitos (documento necessário para emissão da certidão de óbito). Nessa soma não estão incluídas as mortes por causas externas, ou seja, acidentes, homicídios e suicídios.

 A participação da covid-19 nas mortes naturais mais do que dobrou desde o início do ano. Na primeira semana de 2021, o percentual era de 23,2% —próximo ao registrado em 2020 (a partir de 16 de março): 19%.

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06
Abril
2021

Com pandemia, morte de profissionais de saúde cresce 24,5%.

O número de profissionais de saúde que morreram em 2020 cresceu 24,5% em relação ao ano anterior.

Com pandemia, morte de profissionais de saúde cresce 24,5%.
O levantamento inédito, feito pela Arpen/Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) revela o impacto da covid-19 entre os trabalhadores da linha de frente da pandemia.

No ano passado, foram 4.446 óbitos por causas naturais de pessoas da área de saúde de 12 profissões: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, psicologia, radiologia, nutrição, gestão hospitalar, estética e cosmética e ciências biológicas. Em 2019, esse número foi de 3.571.

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13
Janeiro
2021

Entenda os 100% de eficácia da CoronaVac

50,38%, 78%, 100%: o que significa cada percentual da CoronaVac?

Entenda os 100% de eficácia da CoronaVac

O Governo de SP está fazendo a maior confusão quando divulga a eficácia da vacina. Isso vai gerar um alto custo no entendimento e conscientização sobre a vacinação.

Vamos tentar entender esses percentuais é pensando que ao receber a imunização podemos até adoecer, mas não com uma doença grave, não vamos internar, não vamos para a UTI nem precisar de oxigênio. É isso que a gente necessita agora. Em termos de saúde pública, isso é importante para aliviar a pressão no sistema de saúde.

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11
Dezembro
2020

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia de Covid-19

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia de Covid-19

O Ministério da Educação (MEC) homologou a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que afirma que as escolas públicas e particulares do país podem oferecer ensino remoto enquanto durar a pandemia de Covid-19. O documento foi motivo de intenso debate e aguardava aprovação desde outubro. Após uma longa negociação com o ministro Milton Ribeiro, o CNE tirou a data "31 de dezembro de 2021" do texto.

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28
Outubro
2020

Revolta da vacina 2.0

Bolsonaro pressiona e Ministério da Saúde recua na compra de 46 milhões de doses da CoronaVac.

Revolta da vacina 2.0

A Charge da revista O Malho, de 29 de outubro de 1904, desenhada por Leonidas Freire (1882 - 1943) ilustra bem o momento atual. ela retrata episódio que entrou para a história como Revolta da Vacina, quando a imunização contra a varíola ganhou ares de guerra no Rio de janeiro, então capital do país. Mais de um século depois, a batalha agora é entre governo federal e estados, pela vacina contra a covid-19.

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25
Setembro
2020

Colégios de Aplicação

Você sabe como funcionam?

Colégios de Aplicação

Um colégio de aplicação é um tipo de escola, uma instituição de ensino fundamental e/ou médio, mantido e gerido por uma instituição de ensino superior e dedicado a aplicar as práticas pedagógicas desenvolvidas por ela. Por ser ligado a uma universidade, um colégio de aplicação serve de campo de experimentação para inovações em didática e gestão escolar. Sua função social é integrar a teoria e a prática pedagógicas na formação de alunos e professores.

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23
Setembro
2020

Enem Digital 2020

Provas digitais do Enem serão aplicadas pela primeira vez na edição 2020. Cerca de 100 mil participantes em todo o país devem ser atendidos.

Enem Digital 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou como uma das novidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2020 a aplicação de provas digitais. 

A princípio, as provas digitais atenderiam cerca de 50 mil estudantes em 15 capitais. Porém, após a publicação do edital do Enem Digital 2020, no dia 31 de março de 2020, foram aplicadas algumas mudanças para que a prova pudesse atender um número maior de participantes. Confira todas as informações sobre o Enem Digital 2020.

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22
Setembro
2020

Mas, por quê?

Mas, por quê?

Sempre que as pessoas tomam conhecimento de um suicídio, a primeira pergunta que fazem é “Por quê?” e procuram saber sobre os fatos que antecederam ao ato e que, supostamente, foram causadores da pessoa não aguentar mais viver. As estatísticas são alarmantes: o suicídio é uma das 10 maiores causas de morte no mundo; no Brasil, anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios. No mundo, esses dados chegam a um milhão; 32 pessoas se matam diariamente; no Pará, os dados registrados em Altamira são cruéis, nos quatro primeiros meses do ano o número de suicídios é quase o triplo da média no Brasil.

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20
Setembro
2020

PGR abre debate sobre o futuro da Lava Jato

EXPECTATIVA

PGR abre debate sobre o futuro  da Lava Jato

A prorrogação da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba apenas até janeiro de 2021 levanta dúvidas sobre qual modelo para grandes investigações a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve adotar no ano que vem, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Até dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) deve decidir se será criada a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), divisão que substituiria o modelo que consagrou a operação e concentraria poderes na PGR. Outra possibilidade é levar o modelo de Grupos de Atuação Especial (Gaecos) a outros Estados.

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19
Setembro
2020

O falso dilema da obrigatoriedade das vacinas

A vacinação não é um tratamento individual. Só funciona aplicada de forma maciça. Logo, não há problema algum em torná-la compulsória caso seja necessário.

O falso dilema da obrigatoriedade das vacinas

Preciso prefaciar dizendo que a necessidade de este artigo existir, por si só, é uma derrota. Não minha. Não sua. Mas de todos nós. Da ciência. Da humanidade. O fato de que hoje, passadas duas décadas do século 21, estamos sob risco de perder as maiores conquistas civilizatórias da história por comportamentos irresponsáveis e obscurantistas nos faz repensar a ideia confortável – mas falsa – de que estamos destinados ao progresso contínuo.

É possível andar para trás. Já aconteceu antes. Pode ocorrer de novo. Estou falando dos perigos representados pelo abandono – tanto no plano individual como no das políticas públicas – da medicina baseada em evidências. Em particular, falo da falsa polêmica sobre vacinas.

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19
Setembro
2020

O medo de Fazer

Vs o que deve ser Feito

O medo de Fazer

Nunca houve tantos motivos para sentir medo. E isso está nos afetando. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, 20,8% das pessoas têm transtorno de ansiedade, ou seja, passam o tempo inteiro com medo de alguma coisa (pois a ansiedade nada mais é do que medo antecipado, de algo que pode ou não ocorrer). É dez vezes mais do que na década de 1980. Mesmo que você não seja uma delas, certamente já se sentiu incomodado por algum tipo de medo. Ele se tornou o maior problema psicológico do nosso tempo – e virou parte do dia a dia de todo mundo.

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18
Setembro
2020

Como a pandemia está ressignificando a avaliação nas escolas

O Signo da Avaliação é o Resultado?

Como a pandemia está ressignificando a avaliação nas escolas
Dentre as inúmeras mudanças sociais que surgiram por conta do distanciamento de prevenção a COVID-19, estão os novos horizontes na educação, e consequentemente as mudanças nos métodos e objetivos das avaliações escolares. Como avaliar o aprendizado de um aluno sem estar frente a frente com ele? À que deve servir uma avaliação nesse contexto?

Primeiramente, é o momento de escolas e redes de ensino refletirem sobre o uso da avaliação como mecanismo de reprovação, sobretudo com a pandemia ainda não controlada. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Nova Iorque decidiu que seus alunos não repetirão de ano e a sistemática de notas está dividida em três classificações: "atende aos parâmetros", "precisa melhorar" e "curso em andamento". Alunos identificados nas duas últimas situações passarão por reforço escolar. Já na Itália, a nota final levará em consideração a trajetória escolar do aluno, não apenas o resultado das avaliações deste ano.

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17
Setembro
2020

Como avaliar em tempos de pandemia?

Neste ano atípico, é fundamental concentrar energia no cumprimento dos objetivos pedagógicos de 2020 e na assistência para superar lacunas de aprendizagem

Como avaliar em tempos de pandemia?

Texto escrito por Alessandra Gotti e Ivan Siqueira

Há aproximadamente três meses as escolas brasileiras estão fechadas. Na impossibilidade de aulas presenciais, o esforço e a criatividade de professores e redes de ensino têm sido a tônica recorrente para manter o fundamental vínculo dos estudantes com o ambiente escolar mesmo a distância.

Sem saber ao certo quando as escolas reabrirão e quando surgirá uma vacina para prevenir a contaminação pela covid-19, que pode exigir novos fechamentos como ocorreu na França, os sistemas de ensino estão nesse momento estruturando os planos de retomada das aulas presenciais. Esse planejamento é absolutamente necessário em virtude das medidas e adaptações, que não são poucas e nem fáceis: retorno gradual e progressivo, protocolos rígidos de higienização e segurança sanitária, mudanças no transporte e alimentação escolar. Isso sem contar o necessário suporte emocional à comunidade escolar após o longo período de isolamento social e as medidas pedagógicas de avaliação diagnóstica, reposição e recuperação de conteúdos pedagógicos.

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ESCOLA AZEVEDO COSTA
Formando jovens desde 25 de Janeiro de 1955
Av José Antonio Siqueira 0111, Julião Ramos, Macapá - AP, CEP 68908- 194
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ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO (Cógico INEP: 16002431)